May 23, 2024
Dentro do mercado B2B, certamente você já ouviu falar em estratégias de SaaS Marketing e o quanto ela pode potencializar os resultados de uma empresa desse segmento. Mas, as corporações que trabalham com esse modelo de negócio têm encontrado desafios, como a alta concorrência ou não saber qual a melhor estratégia de marketing a seguir, mesmo em um cenário promissor.
De acordo com uma reportagem divulgada pela Revista Exame, especialistas apontam que o mercado brasileiro de SaaS (Software as a Service) pode crescer em torno de 20% ao ano durante os próximos cinco anos. Entre os principais motivos estão o aumento da procura por tecnologias SaaS e a quantidade de startups que adotam este modelo de negócio.
Diante deste cenário, estratégias de marketing voltadas para SaaS se tornam essenciais para se destacar no mercado competitivo. Continue no artigo e saiba mais
SaaS Marketing é uma estratégia digital focada na promoção e venda de softwares baseados na nuvem. A sigla SaaS significa Software as a Service, um software vendido por meio de planos, assinaturas e mensalidades.
Ao contrário do marketing tradicional, ele se concentra em destacar os benefícios únicos da assinatura de software como serviço. Isso inclui flexibilidade, escalabilidade e custo-benefício, com o objetivo principal de atrair, engajar e reter usuários, transformando-os em clientes fiéis.
Vender um produto intangível pode exigir estratégias diferenciadas, mas sempre com foco em apresentar as vantagens e os diferenciais que ele pode oferecer para a sua empresa. E aqui vale destacar: o marketing digital é a principal forma de atrair potenciais clientes.
Por isso, entender o público-alvo é crucial para o sucesso do SaaS marketing. Isso significa criar personas de cliente detalhadas, além de mapear toda a jornada do cliente, para personalizar campanhas e mensagens, atingindo as necessidades e desejos dos potenciais usuários.
Para montar uma estratégia de SaaS marketing eficaz, o primeiro passo é entender a sua persona B2B. Portanto, é necessário saber quem são seus clientes ideais, quais problemas eles enfrentam e como seu produto pode solucioná-los.
Uma compreensão profunda do seu mercado facilita a criação de mensagens que ressoam com seus potenciais usuários.
Elas precisam ser direcionadas às dores e sempre destacar os benefícios e as maneiras com que resolvem esses problemas.
Outros pontos de destaque na hora de criar uma estratégia de SaaS Marketing é a alta competitividade no ramo. Dito isso, suas campanhas precisam mostrar porque o seu software se diferencia positivamente da concorrência.
Por fim, não esqueça de sempre dar uma prévia, seja uma demonstração gratuita ou um teste grátis. Esses são pontos importantes para que o possível cliente conheça na prática sua plataforma, o que auxilia na tomada de decisão.
No universo competitivo do SaaS, destacar-se é crucial e uma abordagem eficaz de SaaS marketing pode fazer toda a diferença. Por isso, apresentamos alguns exemplos de estratégias que podem ser utilizadas por sua empresa.
Os clientes buscam maior assertividade em seus investimentos, por isso, é fundamental que ele conheça na prática a sua plataforma. Sempre considere um período de teste grátis ou demonstração gratuita, tirando todas as suas dúvidas instantaneamente.
Essa estratégia também permite transformar o visitante em um lead, afinal, se ele achar que sua plataforma irá solucionar seus problemas, ele irá fazer uma experimentação e ver na prática seus benefícios.
Educar o público e apresentar os diferenciais por meio de conteúdo é uma das principais estratégias. Nesse caso, sua empresa precisa se apresentar como especialista e nada melhor do que fazer isso por meio de conteúdo especializado.
Portanto, foque otimização para mecanismos de busca (SEO), criando conteúdo relevante e valioso, que responda às perguntas e necessidades do seu público-alvo através de palavras-chave estratégicas e backlinks de qualidade. Dessa forma, seu site ganha visibilidade e atrai mais tráfego qualificado.
Ainda na linha de apresentar sua empresa como autoridade, o marketing de conteúdo é outra peça fundamental. Produzir artigos de blog, estudos de caso, vídeos e webinars que educam seus potenciais clientes sobre como seu software resolve problemas específicos ajuda na conversão e na retenção de clientes.
O uso de estratégias de e-mail marketing segmentadas permite manter uma comunicação direta com sua base de contatos. Enviar newsletters regulares, updates de produto e ofertas especiais mantém seu SaaS na mente dos clientes potenciais e atuais.
E, claro, mensurar todos esses esforços através de análises detalhadas ajuda a ajustar as estratégias para melhor atender às necessidades do seu público.
O Inbound Marketing, ou marketing de atração, também é uma excelente estratégia para o SaaS Marketing. Crie fluxos de nutrição para educar os potenciais clientes sobre o seu serviço antes de fazerem a conversão.
O Outbound Marketing é uma outra estratégia de SaaS marketing que pode ser utilizada para aumentar a base de usuários. Nesse caso, tenha uma equipe de vendas treinada e 100% dedicada para que possam entrar em contato com potenciais leads.
No entanto, não significa que deve ser uma estratégia solo. Ao conseguir entrar em contato, o comercial pode enviar um link para se inscrever em uma landing page e receber conteúdos exclusivos, por exemplo.
Por se tratar de um serviço feito através de uma assinatura, muitas dúvidas podem surgir ao longo da utilização, e é aí que o suporte se torna peça-chave. Por isso, disponibilize um canal de suporte ao usuário para que ele possa entrar em contato ou envie vídeos explicativos sobre a plataforma para que o usuário acesse sempre que precisar.
O lead está na dúvida se assina ou não o seu serviço? Envie comentários de clientes e mostre como a plataforma otimizou seus resultados, algo que gera ainda mais credibilidade. Esses depoimentos também podem ser usados em estratégias de e-mail marketing ou mídias sociais.
No caso de não saber como captar esses depoimentos, solicite aos seus clientes e ofereça algo em troca, seja um cupom de desconto para a próxima assinatura ou um serviço extra dentro da sua plataforma.
O mesmo vale para cases de sucesso. Além de mostrar depoimentos de clientes, traga ainda mais dados sobre como a empresa conseguiu melhores resultados através do seu produto ou serviço.
Falamos ao longo do texto que o Inbound Marketing é uma excelente estratégia para SaaS Marketing. E como uma agência de marketing B2B, apresentamos um exemplo de como sua empresa pode fazer.
O primeiro passo é entender quem são suas personas e suas respectivas dores para então criar conteúdos relevantes e educativos que respondam a esses problemas. Para isso, utilize técnicas de SEO para aumentar a visibilidade do site em mecanismos de busca.
Além disso, crie também a jornada de compra dessas personas e crie conteúdos com base em cada etapa do funil de vendas: topo de funil (aprendizado e descoberta), meio de funil (reconhecimento do problema) e fundo de funil (consideração da solução).
A seguir, crie estratégias para cada etapa. Por exemplo, para o topo de funil, pode ser interessante conteúdos mais introdutórios, enquanto para o momento da compra seja mais indicado depoimento de clientes e cases de sucesso.
Por fim, ao considerar todas as etapas, atrair, converter e vender, não esqueça da retenção desses clientes para que eles renovem a assinatura. Envie e-mails de auxílio sobre a plataforma ou esteja sempre em contato para ações de cross-selling e upselling, vender serviços complementares e serviços superiores, respectivamente.
Para todos esses casos, não esqueça de sempre monitorar os resultados através dos dados obtidos, como número de visitantes, taxa de conversão, custo de aquisição de clientes e a receita recorrente mensal.
A aloee é uma startup de inovação industrial desenvolvedora de um sistema de monitoramento em tempo real da produção (Sistema MES) e sequenciamento de produção (Sistema APS) na nuvem para indústrias dos mais variados portes. Trata-se de uma solução com contrato SaaS, uma vez que para adquirir o sistema basta criar uma conta e assinar um plano mensal, sem custos de implantação ou de treinamento.
Nossa equipe desenvolveu toda a estratégia de Inbound Marketing para o cliente, desde a definição das personas através de uma pesquisa aprofundada, até o conteúdo de blog, e-mail e redes sociais, o que permitiu que a empresa pudesse se posicionar como autoridade e se aproximar do seu público.
Além disso, também elaboramos todo o material de estruturação, desde a marca e a identidade da empresa até o material de apoio ao comercial e o site, que foi desenvolvido com foco na assinatura de sua plataforma, mostrando passo a passo desse processo.
Nós, da Agência Canna, somos pioneiros em marketing B2B no Brasil e especialista nos setores de segundo e terceiro tier da cadeia produtiva. Estamos prontos para desenvolver a melhor estratégia para o seu SaaS, sempre alinhada à sua realidade.
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