March 20, 2025
O planejamento estratégico é essencial para qualquer operação B2B bem-sucedida. Com a área comercial não seria diferente, e a criação de um plano de ação 5W2H para vendas é de grande importância para estruturar processos e gerar resultados positivos ao negócio.
A ferramenta possibilita que a gestão e equipe organizem metas, estratégias de prospecção e gestão de leads, entre outras atividades, de forma prática e objetiva.
Você quer saber como aplicar o 5W2H no contexto de vendas B2B? Neste artigo, vamos explorar cada elemento da metodologia, seus benefícios e como integrá-la ao planejamento comercial da sua empresa!
O
5W2H é uma ferramenta de gestão que ajuda a estruturar e executar um plano de ação com base em sete perguntas fundamentais; são elas:
Pergunta | Informação desejada |
---|---|
What? | Qual é a ação ou objetivo desejados? |
Why? | Qual é a razão desta tarefa? |
Who? | Quais pessoas serão responsáveis pela ação? |
When? | Qual é o prazo desejado para a realização? |
Where? | Em quais locais (físicos e/ou virtuais) o plano será executado? |
How? | De que modo ele será feito? |
How much? | Qual é o custo envolvido para a execução? |
Observe que temos 5Ws e 2Hs nas primeiras letras das perguntas, formando o nome da metodologia.
No contexto de vendas B2B, o 5W2H é bastante útil para a elaboração de um plano de ação claro e que consiga envolver toda a equipe.
A fim de facilitar o entendimento sobre a ferramenta, vale pensar em um exemplo prático. Considere então que uma marca elabore um plano de ação para aumentar a conversão de leads qualificados em vendas usando o 5W2H; veja como ele poderia ser:
Para obter resultados ainda mais precisos, você pode fazer definições detalhadas. E, para isso, a
Meta Smart pode servir de complemento. Trata-se de um método que propõe uma definição
específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
No exemplo, “Melhorar a taxa de conversão de leads em clientes” teríamos com a Meta Smart “Aumentar a taxa de conversão de leads qualificados de 10% para 15%”. No lugar de “nos próximos três meses”, poderíamos definir datas e cronogramas, como “até o mês de agosto de 202X”, com revisões quinzenais”.
A metodologia possibilita que as empresas tenham mais transparência em relação aos objetivos e campanhas comerciais. Dessa forma, a execução das atividades deixa de ser uma tarefa tão complexa e ganha um embasamento mais claro para todos.
Podemos dizer que as principais vantagens de elaborar um plano de ação 5W2H para vendas são as seguintes:
Se a ideia é criar um plano de ação usando o método, é interessante pensar em maneiras para combiná-lo a ferramentas de gestão de vendas. Afinal, a tecnologia pode acelerar e dar mais precisão às tarefas.
Assim, é possível integrar 5W2H com os recursos desta maneira:
Dessa maneira, a integração entre ferramentas de vendas e CRM com o plano 5W2H leva mais previsibilidade, precisão e impacto à área comercial do negócio.
Agora, fica a pergunta: de que maneira aplicar a ferramenta de modo efetivo no seu setor comercial? A seguir, veremos um passo a passo para criar um plano de ação que potencialize as vendas!
O primeiro passo é estabelecer o que será feito e por que isso é necessário. Seja específico e determine o impacto esperado da ação. Vale ressaltar a relevância da Meta Smart neste ponto.
Cada atividade precisa ter
um responsável direto para garantir a execução. Então, distribua as tarefas corretamente para evitar falhas e para aumentar o engajamento dos envolvidos.
Defina quando cada fase será realizada. O planejamento deve considerar prazos realistas, permitindo ajustes se necessário. Mas lembre-se de estabelecer datas que façam sentido no calendário do negócio.
Identifique onde as ações serão aplicadas. No contexto de vendas B2B, isso pode incluir reuniões presenciais, campanhas digitais ou interações por telefone, por exemplo. Pense estrategicamente em que lugares físicos ou virtuais as atividades devem ser realizadas com a máxima efetividade.
Em seguida, defina como a estratégia será implementada. Inclua técnicas de prospecção, abordagem de clientes e diferenciais competitivos, entre outros métodos que estejam alinhados ao negócio.
Determine quanto será investido e quais são os recursos necessários. Isso inclui custos com equipe, tecnologia, treinamentos e marketing. Coloque tudo na ponta do lápis para monitorar o budget durante as execuções e, ao fim das ações, calcular o retorno sobre o investimento (ROI).
Monitorar os resultados possibilita identificar falhas e otimizar o processo. O uso de métricas como taxa de conversão e tempo de fechamento de vendas ajuda a medir o desempenho e fazer ajustes importantes.
Vimos neste conteúdo que a implementação do 5W2H em vendas B2B torna o planejamento mais eficiente, aumenta a produtividade da equipe e melhora os resultados comerciais. Ao seguir essa metodologia, sua empresa pode estruturar um processo de vendas mais previsível e escalável.
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