August 15, 2019
O ambiente online vem reformulando modelos de negócio, produtos, serviços, estratégias e todo o dia a dia de empresas de todos os setores, incluindo a forma como os profissionais compram e comercializam suas soluções. A transformação digital em empresas B2B não só é um processo inevitável, como já pode ser percebida em diferentes aspectos, especialmente para marketing e vendas.
Quando se fala em transformação digital, muitos profissionais pensam automaticamente em inteligência artificial, indústria 4.0 e novas tecnologias que ainda estão distantes da realidade de muitas empresas brasileiras. No entanto, o que queremos pontuar aqui nesse conteúdo é mais simples, intuitivo e indispensável para a competitividade e sobrevivência de qualquer organização.
Essa mudança é uma jornada que visa unicamente a constante melhoria e inovação de atividades, processos, competências e oportunidades a partir do cenário digital, envolvendo desde o relacionamento da marca até o processo de vendas e contratação.
Por que isso é importante para a sua empresa? Um estudo realizado pelo Google demonstrou que a jornada do cliente B2B já começa online na maioria das vezes, apesar de acabar offline, a partir de uma reunião com o vendedor – especialmente no caso das indústrias. Isso significa que cada vez mais as decisões são influenciadas pelo digital, seja no B2C ou no B2B, e para manter o seu nível de vendas sua empresa deverá se adequar cedo ou tarde.
Essa já é uma mudança em andamento, mas que depende também de uma mudança cultural nas organizações. Entenda na prática esse processo de transformação digital em empresas B2B , além de como garantir os elementos-chave para que seu negócio acompanhe essa evolução!
89% dos profissionais B2B pesquisam por fornecedores na internet. Desses, 71% iniciam a busca por termos mais genéricos e realizam em média 12 pesquisas no Google antes de se envolver com uma marca específica. (Google)
46% dos pesquisadores e compradores de B2B já são millenials, transformando não só o modelo gerencial de empresas como também o processo de compras. (Google)
67% das compras realizadas por indústrias de manufatura, embalagem e transporte foram influenciadas pelo ambiente digital em 2018. (Google)
Landing pages estratégicas são utilizadas por 68% das empresas B2B para a geração de leads. (Marketo)
91% dos profissionais de marketing B2B já apostam em estratégias de marketing de conteúdo. (Content Marketing Institute)
Estima-se que as vendas de e-commerces B2B superem as vendas de comércio eletrônico B2C até 2020. (Ecommerce Platforms)
53% das organizações B2B utilizam uma plataforma de automação de marketing , e outras 37% estão planejando a implementação da solução. (State of B2B Marketing Automation)
Organizações orientadas por dados têm 23 vezes maior probabilidade de adquirir clientes. (McKinsey Global Institute)
A maioria dos compradores B2B já avançou cerca de 57% do processo de compra antes da primeira reunião presencial com um representante. (Accenture)
Transformar o posicionamento digital pode aumentar a receita de empresas B2B em até 3,5%. (McKinsey Global Institute)
Foco no cliente
O direcionamento da transformação digital da sua marca deve ser o perfil do seu público-alvo, agregando valor, se posicionamento como relevante no mercado e estando presente onde ele busca por informações e soluções.
Além disso, a personalização da experiência é um aspecto essencial para o posicionamento no ambiente online. Desde o seu post nas redes sociais, até o artigo do seu blog e o assunto da sua newsletter , toda a sua estratégia de relacionamento deve ser baseada nas necessidades, dores e particularidades do seu público. Afinal, não basta estar presente no LinkedIn, ou nas pesquisas do Google, por exemplo, se a sua comunicação não é assertiva para o canal e para o seu lead.
Estrutura e cultura organizacional
Mais do que inovar na experiência do cliente, a transformação digital envolve toda a estrutura e cultura de uma organização. Em outras palavras, as empresas devem tomar decisões sempre voltadas para a inovação e a agilidade desse cenário, incluindo os processos logísticos e de ressuprimento.
Não dá para uma empresa investir na transformação digital, sem contar com a estrutura necessária para atender o aumento de demanda e reduzir os desperdícios, por exemplo, demandando a automação tanto dos processos gerenciais como das ações de marketing.
Liderança e capacitação
Em qualquer mudança organizacional, é necessário o envolvimento de toda a equipe. Seus profissionais devem fazer parte da transformação digital do seu negócio e da sua marca e, para isso, a capacitação é essencial.
Da mesma forma que a sua empresa, seu time deve estar em constante evolução, e esse conceito deve partir da sua liderança. De fato, um dos maiores desafios das empresas é ser relevante não só para seus clientes, como para seus colabores, mas existem três direcionamentos que você não pode deixar de lado na forma como conduz sua equipe:
Integração de dados
A ideia do big data é cada vez menos uma vantagem competitiva e mais uma questão de sobrevivência. Uma empresa que não tem informações concretas sobre o seu negócio e os seus clientes, com atualização em tempo real, não consegue fundamentar suas estratégias e tomadas de decisão.
Cada informação deve estar integrada, desde a interação de seu público com a sua marca no ambiente digital, até as demandas e mudanças do comportamento de seu cliente no processo de compras.
Bom, agora que você já conhece os principais elementos e a importância da transformação digital em empresas B2B, que tal considerar o investimento em estratégias de marketing focadas para esse novo cenário?
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