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7 ferramentas de IA que todo analista de marketing precisa conhecer


mar. 07, 2024

7 ferramentas de IA que todo analista de marketing precisa conhecer

O marketing digital está passando por uma revolução com as ferramentas de IA, que permitem que os profissionais de marketing B2B analisem e otimizem suas campanhas em tempo real, resultando em um marketing mais direcionado e eficaz.


Uma pesquisa conduzida pelo Canva revela que 97% dos líderes em marketing e criação reconhecem a ferramenta como indispensável para reduzir a redundância nas tarefas. Ao mesmo tempo, 80% destes profissionais afirmam que as IAs viabilizam a concentração em atividades mais estratégicas, e 69% acreditam que ela está contribuindo para a criatividade.


Neste artigo, trazemos 7 ferramentas de IA, desde chatbots até o fornecimento de análises e insights detalhados sobre o comportamento do cliente. Confira como essas ferramentas de IA estão transformando a forma como as marcas e empresas interagem com seus clientes.


Escolhendo as ferramentas certas de IA de marketing


Para começar a listar as ferramentas que vão fazer parte do seu dia a dia, avalie o impacto que elas terão nos esforços das ações de marketing. Abaixo estão alguns fatores a serem considerados ao escolher uma ferramenta de marketing de IA:


Objetivos de marketing

Identifique seus objetivos de marketing específicos. Por exemplo, você pode querer se concentrar em aumentar o tráfego do site, melhorar as taxas de conversão ou melhorar o engajamento. Entenda as áreas onde as ferramentas de IA podem agregar mais valor e apoiar seus objetivos de maneira eficaz.


Facilidade de uso e integração

Procure ferramentas de IA que sejam fáceis de usar e integradas aos seus fluxos de trabalho de marketing existentes. Também é importante considerar a compatibilidade da ferramenta com os sistemas existentes e o nível de conhecimento técnico necessário para implementar e operar a ferramenta de forma eficaz.


Orçamento e retorno do investimento

Considere seu orçamento e a estrutura de preços da ferramenta de IA. Avalie o valor que cada ferramenta oferece em relação ao seu custo e como ela se alinha aos seus recursos financeiros. Além disso, avalie o potencial retorno do investimento (ROI) que a ferramenta pode gerar para suas tarefas de marketing.


Recursos e funcionalidade

Preste atenção aos recursos e funcionalidades das diferentes ferramentas de marketing de IA. Procure aqueles que oferecem os recursos específicos de que você precisa, como análise preditiva, segmentação de clientes, geração de conteúdo ou otimização de campanhas.


Escalabilidade e flexibilidade

Considere a escalabilidade da ferramenta de IA e sua capacidade de crescer junto com o seu negócio. Avalie se a ferramenta pode se adaptar às suas necessidades de marketing em constante mudança e se adaptar a futuras expansões ou ajustes em suas estratégias.


Lembre-se de que o objetivo não é substituir sua equipe de marketing por IA, mas fornecer ferramentas para melhorar a produtividade e capacidade de tomada de decisão.


Como tirar o melhor proveito das IAs?


A inteligência artificial no marketing pode ser fundamental quando se trata de personalizar, atrair, otimizar e fazer com que os clientes se conectem com as marcas. Por isso, profissionais e empresas podem agilizar seus processos e obter maiores lucros, seja em tempo ou em dinheiro.


Os aspectos mais relevantes que destacam sua importância são:


  • Eficiência e automação;
  • Personalização e experiência do cliente;
  • Tomada de decisão;
  • Acessibilidade e adaptabilidade;
  • Inovação tecnológica.


7 ferramentas de IA para analistas de marketing


Aqui, deixamos uma lista de ferramentas de IA que vão otimizar o tempo dos analistas de marketing por meio de análise de concorrência, criação de conteúdo, edição de imagens e muito mais:


Grammarly

Em vez de criar conteúdo do zero, o Grammarly usa IA para ajudá-lo a refinar o conteúdo que você mesmo cria. Quando o Grammarly detecta uma melhoria na escrita, ele sugere imediatamente uma nova palavra, frase ou pontuação.


Esta IA de revisão de texto também analisa o estilo e o tom do copy em tempo real e recomenda edições, com sugestões de gramática e clareza. Além de não se preocupar em publicar textos com erros de digitação, o uso do Grammarly possibilita uma escrita com melhor qualidade e mais ágil.


Semrush

Com Semrush, as estratégias de automação de marketing são possíveis graças ao Big Data e ao seu uso inteligente por parte das máquinas. Além disso, a análise preditiva da IA baseada nas interações dos consumidores prevê o comportamento dos clientes.


O Semrush ainda possui um aplicativo que reescreve trechos que consideram difíceis de leitura. Chamado de reformulador de textos, a inteligência artificial faz o redator economizar tempo ao redigir os textos. Ao todo, o AI Writing Assistant possui  76 ferramentas que auxiliam na geração de textos para diversos formatos, como  e-mails, blogs e anúncios.


Por fim, a plataforma ainda disponibiliza outro aplicativo com foco total para as redes sociais. O AI Social Content Generator permite a criação de posts com imagens, memes, vídeos e carrosseis a partir do direcionamento do usuário. Todos esses formatos são gerados com o auxílio da inteligência artificial.


Notion AI

Notion, a popular ferramenta de gerenciamento de projetos de marketing, incorporou recentemente uma inteligência artificial chamada Notion AI que aumenta a produtividade das equipes.


Com um recurso que atua como um assistente virtual, a ferramenta ajuda os usuários a completar tarefas de maneira mais eficiente, porque a IA registra as tarefas pendentes, e sugere ações a seguir. Além disso, ela oferece conselhos para melhorar a organização, e recomendações de recursos específicos para a finalização de projetos.


ChatGPT

O ChatGPT é uma das ferramentas de IA mais requisitadas do mercado, por sua capacidade de lidar com uma ampla gama de informações e compreender o contexto de diversos assuntos, devido à uma enorme base de dados.


As interações com esta IA são mais naturais e trazem respostas bem informadas e adequadas. Além de processar e responder às dúvidas dos usuários de forma conversacional, esta IA é principalmente utilizada para criar textos.


Capcut

O CapCut é uma ferramenta de edição de vídeo versátil e fácil de usar que incorpora recursos avançados de IA, tornando-a uma escolha popular entre os criadores de conteúdo. Com sua interface intuitiva, o CapCut atende tanto editores iniciantes quanto experientes, oferecendo uma gama de possibilidades criativas.


Além de melhorar as imagens, esta IA também cria imagens através de uma biblioteca de modelos projetados para vários estilos e temas, facilitando edições rápidas e atraentes. Esta ferramenta possui filtros avançados que aprimoram os vídeos e permitem uma edição personalizada, que se alinhe com a identidade visual do seu projeto.


Midjourney

O Midjourney é uma ferramenta de inteligência artificial que usa algoritmos avançados para criar imagens a partir de texto, seja uma frase ou um parágrafo inteiro. Com o Midjourney, é possível criar facilmente imagens originais e atraentes para suas redes sociais, blogs ou anúncios, sem precisar de conhecimentos de design gráfico.


Esse programa usa técnicas de aprendizado de máquina para compreender o contexto e as características do texto inserido e, em seguida, cria imagens visualmente coerentes e relevantes. Contudo, é fundamental ser o mais detalhado possível ao fornecer a descrição, pois isso ajudará a IA a criar uma imagem que atenda às suas expectativas.


Jasper

O Jasper oferece uma variedade de recursos para agilizar a criação de conteúdo. Ele sugere tópicos, manchetes e palavras-chave relevantes com base nas tendências do setor e na análise do comportamento do usuário. A ferramenta fornece também recomendações detalhadas para melhorar a legibilidade, o tom e a estrutura, garantindo que seu conteúdo seja informativo e envolvente.


Ao aproveitar os recursos do Jasper, as empresas podem economizar tempo e recursos valiosos enquanto produzem conteúdo de alta qualidade em grande escala. A ferramenta agiliza o fluxo de trabalho de criação de conteúdo, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem no planejamento estratégico e nas tarefas que exigem criatividade.


A sua empresa utiliza ferramentas de IA no marketing?


A adoção dessas ferramentas são essenciais não apenas uma questão de manter-se atualizado com as tendências, mas sobre levar as campanhas de marketing ao próximo nível, medindo o sucesso com mais precisão e oferecendo experiências personalizadas aos clientes.


Além disso, usar as ferramentas de IA para marketing no dia a dia contribui para a redução tempo em trabalhos operacionais, elevando as funções dos analistas de marketing para uma colaboração mais estratégica nos projetos.


Aqui na Canna, consideramos as ferramentas de IA indispensáveis para automatização no marketing e para elevar a qualidade dos nossos serviços. Entre em contato conosco para entender mais sobre como implementar a inteligência artificial efetivamente em suas estratégias de marketing.

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