O que é Landing Page e qual a sua importância no marketing B2B?
March 29, 2019

Página de pouso, página de aterrissagem, ou página de destino. Você provavelmente já ouviu falar, ou pelo menos já acessou alguma, mas você sabe o que é landing page , qual é a proposta desse canal e como ele pode te ajudar com a geração de leads B2B ? Nesse artigo, vamos te explicar todas as vantagens, os conceitos e o valor dessa estratégia no cenário business-to-business!
O que é Landing Page?
Originalmente, o conceito de o que é uma landing page poderia ser traduzido como página de pouso e referia-se à qualquer página de seu site, blog, ou campanha, em que seus visitantes “aterrisam”. Por exemplo, se você pesquisar Agência Canna no Google, e clicar em nosso site, a sua página de destino será a nossa home. No entanto, a proposta de uma landing page vai muito além dessa tradução literal!
O que é landing page no contexto atual do marketing digital?
O novo conceito aceito e utilizado no marketing digital sobre o que é uma landing page deixou de ser uma simples página de destino, para ser uma página de conversão. Como assim? Podemos dizer que Landing Page é uma página voltada exclusivamente à conversão de seus visitantes em leads, oportunidades, ou clientes, a partir de uma estrutura de conteúdo e layout focada em potencializar as taxas de conversão.
As landing pages são especialmente utilizadas para a divulgação de eventos e materiais ricos (e-books e webinars, por exemplo), além de um destino assertivo para campanhas e anúncios no Google. Assim, uma landing page é fundamental em qualquer estratégia de geração de leads, otimizando a segmentação do seu tráfego pago e orgânico.
Por que apostar em landing pages?
Impulsionamento da geração e conversão de leads
Constantemente nos deparamos com sites que trazem formulários muito abrangentes, ou muito extensos, além de inúmeros calls-to-action (botões de conversão) que até confundem o visitante. Mas este é um grande erro no marketing digital!
Se você quer que ele entre em contato para fazer um orçamento, esse deve ser o call-to-action da sua página. Quando você incentiva o seu lead a realizar ações diferentes do seu objetivo principal, as chances de ele se perder, mudar de foco, não retornar ou não converter são altas.
Além disso, o seu lead quer encontrar as informações que ele precisa de forma prática e assertiva. Portanto, todo o conteúdo deve estar claro e direto, direcionado para agregar valor ao seu público. Mas sabemos bem que não dá para aplicar essa abordagem à home de seu site, por exemplo.
É por isso que as landing pages são tão importantes: elas são dedicadas a uma conversão principal, te ajudando a segmentar seu tráfego e a promover a ação de seus leads. Aliás, de acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, as empresas vêem um aumento de 55% nos leads quando aumentam o número de landing pages de 10 para 15.
Dessa forma, esse é o canal ideal para uma campanha na qual você precisa direcionar as pessoas para uma ação específica. No caso de uma campanha do Google AdWords, por exemplo, a sua landing pode corresponder à palavra-chave e à conversão que você promoveu em seus anúncios.
Agilidade na jornada de compra do lead
O que você está fazendo para promover o avanço de seus leads na jornada de compra hoje? Muitas empresas respondem de duas formas: nada ou vendas pessoais. Ambas não são suficientes para a geração de leads!
Se você não promover a evolução do seu lead nas etapas do funil de vendas, seja por não executar nenhuma estratégia, ou por aplicar esforços de vendas antes da hora, você prejudica a consciência que ele tem sobre a sua marca, deixa de agregar valor e, muitas vezes, também de fechar vendas.
Assim, as landing pages possuem a importante função de nutrir seus leads. No caso de materiais BOFU (fundo de funil), direcionados para o lead que já está na fase de decisão de compra, você pode divulgar vídeos demonstrativos, estudos de caso, promoções ou catálogos detalhados, por exemplo, a partir de uma landing page que promove o trabalho da sua equipe de vendas. Para isso, é importante ter uma estratégia de inbound marketing bem estruturada e segmentada!
Além disso, esse canal permite que você capture informações mais aprofundadas e assertivas sobre os seus leads ao longo do tempo, à medida que eles preenchem seus formulários. Por isso, os seus conteúdos e as perguntas de seus formulários também devem ser pensados conforme a etapa do funil em que o seu lead se encontra, direcionando os dados relevantes para vendas. Consequentemente, você também terá mais informações em mãos para criar materiais mais segmentados e efetivos.
Melhor posicionamento no Google
Uma landing page é uma importante ferramenta para otimizar o posicionamento de suas palavras-chave nos mecanismos de busca. Essas páginas podem reunir conteúdos focados em um termo relevante para o seu negócio, servindo tanto como um direcionamento estratégico para as suas campanhas no Google, como também uma forma de demonstrar a autoridade da sua marca no assunto, promovendo uma melhor classificação e visibilidade nos resultados de pesquisa.
Quanto mais páginas focadas em termos que importam para a sua marca, com conteúdo atualizado e otimizado de tempos em tempos, melhor será o seu posicionamento. Isso explica porque 48% dos profissionais de marketing criam uma nova página de destino para cada campanha de marketing, conforme aponta a pesquisa realizada pelo Serpstat.
Possibilidades de testes A/B
Pense em uma landing page como um ótimo laboratório, onde você pode avaliar e testar estratégias, insights e propriedades para atrair melhores oportunidades. De acordo com a pesquisa divulgada pela Marketing Experiments, 52% das empresas e agências de marketing já aplicam testes A/B em suas landing pages, e garantem o aumento na taxa de conversão.
Uma metodologia baseada em testes melhora, comprovadamente, a geração de leads B2B. Portanto, se você ainda não encontrou a mensagem certa, ou quer testar abordagens diferentes, execute esses testes em sua landing page… se funcionar, depois você pode replicar essa estratégia em outros canais, como seu site e suas redes sociais.
Agora, antes de “achar” que uma abordagem foi efetiva ou não, é importante mensurar os resultados e verificar se a sua página realmente recebe um número de visitantes suficiente para ser estatisticamente relevante em suas análises. Especialmente no início, vale investir em campanhas e anúncios no Google também, potencializando a fase de atração para as suas páginas de destino.
Geração de Leads B2B com landing pages
Agora que você já sabe o que é landing page e quais são os benefícios desse canal, vamos falar sobre como aplicar isso à prática? Nós separamos alguns insights e as principais dicas para que você possa criar landing pages verdadeiramente assertivas, pensadas para a geração de leads B2B!
Mensagem principal
Conteúdo subjetivo, muito abrangente e não segmentado não funciona em landing pages! Se o seu foco é a geração e conversão de leads, a sua mensagem principal deve ser forte e centrada no seu potencial cliente.
Vemos muitas empresas B2B construindo mensagens que apenas dizem respeito a elas, e não agregam nenhum valor ao leitor. Não cometa esse mesmo erro; essa página deve abordar os desafios de seu público, e não apenas como o seu negócio pode ajudá-lo!
Pontos de conversão
O segredo de uma ótima landing page é ter um ponto de conversão claro. Como comentamos anteriormente, é preciso agregar valor para que o seu visitante preencha o formulário e se converta em um lead, portanto, sempre pense: qual a vantagem de ele clicar em seu botão? Esse deve ser o foco da sua chamada!
Pode ser tanto o download de conteúdo relevante e gratuito, como uma demonstração, ou uma consulta de 30 minutos, por exemplo. O importante é ter um call-to-ction verdadeiramente atrativo, e um conteúdo que o complemente, com detalhes sobre a sua oferta. Afinal, o seu visitante precisa saber de cara por que e para quem ele está passando suas informações pessoais, certo?
Formulário e campos inteligentes
Nem todo mundo que preencher o formulário da sua landing será realmente uma oportunidade para o seu negócio. Pode ser um concorrente, ou estudante que está buscando informações sobre a sua área, por exemplo. Agora, como descobrir quais são os seus leads qualificados e quais não estão prontos para entrar em seu processo comercial? As perguntas do seu formulário!
A ideia é utilizar a sua landing page justamente como um filtro para as suas oportunidades de vendas. As perguntas certas no formulário podem te ajudar nesse processo e, posteriormente, a otimizar o seu fluxo de automação e suas campanhas de e-mail marketing.
Pode ser difícil tirar essas ideias do papel e acertar de primeira na criação de uma landing page para os seus materiais e suas campanhas. Então, considere também contar com uma agência de marketing B2B que possa contribuir com diferentes frentes para a sua estratégia!
A Agência Canna possui anos de experiência e uma equipe pronta para te ajudar a construir páginas verdadeiramente assertivas, capazes de conduzir seus leads e suas oportunidades em toda a jornada de compra. Conte com a gente para garantir melhores resultados em suas landing pages e campanhas de geração de leads!