January 26, 2023
Se você trabalha ou tem algum contato com o marketing digital, com certeza já deve ter ouvido falar no Google Analytics, um serviço gratuito do Google que serve para monitorar o desempenho de campanhas de marketing. Em 2020 foi lançado um nova versão, o Google Analytics 4, também conhecido como GA4, que veio para ser a versão padrão dessa ferramenta, já que as anteriores serão desativadas a partir de julho deste ano.
A mídia paga é uma estratégia muito presente no marketing digital B2B, isso porque um dado importante divulgado pela Accenture afirma que 94% dos compradores do B2B fazem pesquisas online para tomarem suas decisões. O Google é o principal canal de pesquisa do mundo, portanto, investir nele é tão importante quanto fazer sua marca conhecida. O GA4, portanto, se torna uma ferramenta ímpar para ajudar nesse processo.
Nessa versão, algumas mudanças aconteceram, não somente na sua interface, mas, principalmente, em suas funcionalidades. Neste artigo vamos conhecer melhor sobre a 4ª versão do Google Analytics e o impacto dela no marketing B2B.
Antes de conhecer todas as mudanças na versão GA4, vamos entender melhor sobre o que é o Google Analytics. Essa ferramenta é um serviço oficial do Google e seu objetivo é auxiliar na coleta de dados de sites e apps para mostrar mais informações relevantes sobre a jornada do cliente.
Além de ser uma ferramenta gratuita, o Google Analytics tem muitas outras vantagens, como auxiliar na otimização de páginas e guiar testes para a escolha da estratégia ideal. Ela é uma peça essencial para se ter um norte de como os sites estão desempenhando.
Ainda pensando em suas vantagens, não podemos deixar de falar sobre a facilidade de integrar o GA a outros produtos, como o Google Ads e Search Console, sem contar na sua capacidade de processar os dados e suas muitas funções, que vão das mais básicas às mais complexas.
Dentre as várias informações fornecidas pelo Google Analytics, você também tem acesso a:
A versão GA4 prometeu ser um divisor de águas e tem entregado tudo isso. Ele foi desenvolvido como resposta às mudanças legais, para entrar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e para melhorar o controle dos profissionais de tráfego.
A GA4 está mais focada no consumidor, colocando o cliente no centro do processo. Essa simples mudança gerou um enorme avanço para as empresas que desejam obter informações mais qualificadas e melhorar a experiência do seu consumidor.
Com o foco em respeitar a privacidade dos clientes, a GA4 mudou a forma de monitorar os dados que, até a versão anterior, era feita por meio de mecanismos invasivos e obsoletos. O Google Analytics 4 também marca o fim dos cookies, que são linhas de códigos que os sites usam para salvar informações sobre o navegador, como seu nome, localização, e-mail, entre outros.
Outra mudança significativa é que a ferramenta agora não analisa mais pageviews, e sim eventos. Ou seja, com essa mudança, todas as ações realizadas pelos visitantes são registradas como eventos, melhorando a análise geral das informações.
Antes, a ferramenta GA se restringia apenas ao monitoramento de sites. Na versão atual, é possível verificar também as informações de aplicativos, caso seja necessário. Isso aconteceu, graças à disposição de muitas empresas estarem presentes também em aplicativos, como é o caso das grandes lojas de departamento que possuem um site de e-commerce e aplicativos com a mesma finalidade.
Outras mudanças importantes foram:
Como já sabemos, o marketing B2B tem uma enorme importância dentro da cadeia produtiva e é uma ferramenta promissora para alcançar novas vendas e novos clientes. Já o GA4 entra como mais uma ferramenta para se alcançar esse objetivo dentro do B2B.
Com o foco principal sendo o consumidor, o Google Analytics 4 traz um impacto muito positivo para esse segmento. Uma das mudanças no GA4 que vimos anteriormente são as análises preditivas, ou seja, ao analisar os dados, é possível identificar, por exemplo, quais clientes poderão gerar mais receita para a sua empresa. Essa atualização traz uma vantagem enorme para o marketing B2B, visto que ele poderá focar em leads muito mais assertivos e que poderão consumir seus produtos ou serviços num futuro próximo.
Com a atualização da abordagem de análise de eventos, o GA4 se torna mais útil para acompanhar a jornada do cliente B2B, já que passou a ser possível criar segmentos em todos os eventos de conversão. Sendo assim, a construção de funis de venda se torna mais precisa, além identificar com mais facilidade o ponto da jornada de compra em que o seu cliente está, sendo mais fácil a definição de estratégias ideais para o seu lead.
A 4ª geração do Google Analytics veio para impactar e mudar a coleta de dados, além de fornecer mais autonomia para os usuários na hora de gerar novos relatórios. Além disso, ela veio para trazer mais clareza sobre os visitantes nos sites e aplicativos, fornecendo informações mais precisas e, sobretudo, mais valiosas para o marketing B2B.
Com todas as mudanças do GA4, fica claro que, para potencializar suas campanhas de marketing digital B2B, é necessário se adequar a todas essas atualizações. Mas para isso, um planejamento bem estruturado e analisado é indispensável.
Para usar e abusar das novas funcionalidades disponíveis nesta nova versão, é importante contar com profissionais que saibam lidar com todas as informações geradas e tenham expertise em traçar boas estratégias para as suas campanhas.
O universo do B2B é bem diferente e específico, por isso, necessita de especialistas focados nesse segmento. Portanto, se você quiser chegar mais longe com suas ações de marketing dentro do B2B, conte com a Agência Canna! Nossos projetos possuem total aderência ao ecossistema B2B, atendendo a todas as empresas envolvidas no segundo e terceiro tier da cadeia produtiva.
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