Uma vez ouvi que a evolução é um processo e também uma lei. Acho que essa frase se encaixa perfeitamente nesse contexto. A concorrência está cada vez maior e, para se destacar no mercado, a sua empresa precisa evoluir. Mas não é este o ponto principal que iremos discutir aqui. A questão é que também é essencial pensar no que está além da evolução dos processos. As pessoas precisam identificar esse avanço e, para isso, a imagem da sua marca precisa transparecer essa ideia.
A identidade visual da sua marca determina como você a apresenta para o seu público-alvo; o
logotipo
é um pedacinho dela. Ele deve estar alinhado com a essência e os valores que você quer transmitir. Dessa forma, a primeira pergunta é: Como você quer que as pessoas te vejam? Sério ou descolado? Tradicional ou inovador? Simples ou complexo? Depois é necessário avaliar se é essa imagem que está passando ou não.
Considerando esses pontos, não há um prazo de validade para um
logotipo. A ideia é que ele acompanhe o ritmo do seu negócio. As expressões visuais da marca devem mudar de acordo com o posicionamento da empresa, a partir de uma avaliação do mercado e do momento em que ela se encontra.
A troca constante do
logotipo
também não é positiva, pois faz com que as pessoas percam a identificação com a marca, podendo pôr em risco a credibilidade e a associação dela com o que a empresa oferece. Portanto, é extremamente importante que a identidade e a essência do seu negócio não se percam nesse processo.
Confira algumas dicas para você saber a hora certa e a melhor forma de mudar o seu
logotipo:
- Faça uma análise da concorrência
Coloque o seu logotipo ao lado dos concorrentes e veja qual impressão você tem. Se olhar apenas para o espelho, nunca terá uma referência, não acompanhará as tendências e acabará sendo sempre o mesmo. Olhe pela janela e veja o que acontece a sua volta!
- Avalie o cenário em que seu cliente está inserido
Comparado as outras marcas pelas quais o seu público-alvo é impactado, como está a sua? Entenda o que o seu cliente valoriza e quais são as necessidades dele.
- Compare as mudanças da sua empresa e as mudanças no seu logotipo
Há quanto tempo ele foi desenvolvido? Desde então, a sua empresa é a mesma? Se nada mudou, talvez o logo ainda seja válido.
- Pergunte a um desconhecido
Pergunte a alguém que não conhece a sua empresa qual é a visão que ela tem da marca a partir do seu logotipo. Qual é a impressão que ele passa? As pessoas veem a sua marca como você quer que ela seja vista?
- Profissionalize
Confie a criação do seu logotipo a quem entende o cenário em que sua marca se encontra. A estética é apenas um detalhe de um logotipo; o processo de criação está totalmente relacionado a forma, função e significado.
A
Agência Canna
é especialista em mercado B2B. Conte com a gente para desenvolver expressões que agregam valor a sua marca, destacando-a diante a competitividade específica desse mercado.